domingo, 28 de setembro de 2014

ENVIADO COMO COMENTÁRIO, MAS DIGNO DE 1ª PÁGINA

«A propósito de um comentário, colocado no último episódio publicado da “História do Alandroal em Poesia” de Jerónimo Major,o qual sugeria a edição de um livro, o Autor fez o seguinte comentário que passo a transcrever.» 


Resposta a comentário:
Discorrendo sobre as muitas edições de livros de poesia de muitos poetas do concelho do Alandroal pagos pela autarquia.

                                                1º parte – o atual

                                           A obra"Vai ser editada?"
                                          "Faço votos para que assim seja."

                                            Não importa o que deseja!
                                            Não vai ser subsidiada…
                                           “Não há dinheiro”… p'ra nada!

                                                   2ª parte – o passado

                                              Poeta popular me confesso.
                                              Mas a Câmara, subsidiou,
                                              Poetas populares que editou
                                              E eu não tive lá acesso…
                                              Dizem que peco por excesso.

                                               Foram-me solicitadas
                                               A mim quinze poesias.
                                               Pensei: cá tens o que querias…
                                                Nunca foram editadas!
                                                Foram todas rejeitadas.

                                                Como não foram aprovadas
                                                Perguntei: e porque não?...
                                                Não entraram porque estão,
                                                Muito bem elaboradas…”

                                                Desculpas, esfarrapadas.

                                                 Foi inédito… E gerou,
                                                 Uma decisão pouco séria…
                                                  Por saber bem a matéria
                                                  Ninguém antes reprovou.
                                                  Mas a mim, lá me calhou!...

Jerónimo Major


9 comentários:

Anónimo disse...

SOBRE O PASSADO

"Dizem que peco por excesso"...
Cito o poeta indignado;
Quem diz deve estar drogado,
Ou não entende nada do processo.
Excesso? Defeito?... isto peço:
Alguém que perceba do riscado,
De preferência júri letrado
Que não leia as letras do avesso...
Muito ou pouco, eu me interesso
Quando está bem elaborado.

Poetavadio

Anónimo disse...

Para um poeta amigo

Há um “Poetavadio”
Que me dedica um comentário.
Hostiliza-me… Mas ao contrário,
Eu quero dar-lhe um elogio!
A sua obra aprecio…
É um dever que me cabe!
Se não tem mais quem o gabe
É porque o mundo anda louco...
Quer seja “Muito ou pouco.”
Cada um mostra o que sabe!...

Como eu o compreendo…
Chama-me de indignado,
E que devo estar drogado
E de processos não entendo…
É consigo que eu aprendo!!
Está-se já mesmo a ver…
Só tenho que lhe agradecer,
Muito me esclareceu.
Ainda bem que apareceu:
Volte sempre que lhe apetecer!

Eu tenho nome: Jerónimo Major - de Terena

Anónimo disse...

Creio que o poeta Jerónimo Major não entendeu.

"Dizem"...

Por conseguinte, "Quem diz" são outros.

Faço-me entender?

Poetavadio

Anónimo disse...


Começo por felicitar o POETA Jerónimo Major, pela sua belíssima
Obra, "História do Alandroal em Poesia".
Acredito, piamente, que mais cedo ou mais tarde, terão que a VALORIZAR TAL COMO ELA MERECE,ou então, MUITO MAL VAI A NOSSA CULTURA ...

Precisa-se:

"Alguém que perceba do riscado"

Para ser condignamente avaliado !


Relativamente ao comentário de 29/9, das 17,3O, do Poetavadio,
concordo inteiramente e foi também essa a interpretação que fiz com
o que ele nos quis transmitir com a sua EXCELENTE POESIA, disso não tenho qualquer dúvida !

ESTAMOS PERANTE DOIS MAGNÍFICOS POETAS !

MUITO OBRIGADA POR TUDO O QUE NOS OFERECEM.

VIVA A POESIA !
VIVAM OS POETAS !
VIVA O CONCELHO DO ALANDROAL !

Anónimo disse...

O nosso poeta Jeronimo
há muito que não o ouvia
o seu nome é sinonimo
de uma mais valia...

Vixinho

Anónimo disse...

AINDA SOBRE O PASSADO

Não me solicitem poesias…
Se o fizerem, mando-os à merda,
Seria pra todos grande perda
Perder tempo com heresias;
São profetas e mais profecias…
Vendedores de banha-da-cobra,
Tudo parecem saber de sobra
Mas isso a mim não me alegra…
Esquecem que a primeira regra
É conhecer por dentro a obra!

Poetavadio

Anónimo disse...


Solidariedade para com estes DOIS POETAS:


Há tanto burro a mandar
em homens de inteligência
que, ás vezes chego a pensar
que a burrice é uma Ciência.

ANTÓNIO ALEIXO

Anónimo disse...

NO PRESENTE

Poeta Jerónimo Major:
Não passou de mal entendido
Que prontamente foi esclarecido…
De todos os males, fosse o pior.
Agredir? Já agora era melhor!...
O respeitinho é muito lindo
E eu de tal, nunca prescindo
Entre poetas que se estimam…
As palavras em verso rimam
E pró amigo estão sorrindo!!

Poetavadio

Anónimo disse...


E á medida que vou lendo os Comentários..., não me canso de escrever!

VIVA A POESIA !

VIVAM OS POETAS !

VIVA O CONCELHO DO ALANDROAL !